quinta-feira, 22 de março de 2018

ALGUÉM consegue explicar?

Aluno que odeia Lula diz que ama escola criada por Lula



A CARAVANA Lula pelo Brasil deixou Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, em direção a São Borja, no extremo oeste do estado. Depois de uma hora de percurso, fez uma parada em São Vicente do Sul. O município de pouco mais de 8 mil habitantes abriga um dos 11 campi do Instituto Federal Farroupilha, que atende 11 mil alunos de diversos municípios daquela região do estado.


Em rápido pronunciamento a pessoas que foram ao local para vê-lo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os que o hostilizaram ontem (20) em Santa Maria provavelmente adquiriram os tratores que usaram para protestar por meio do programa Mais Alimento, criado em 2008, para subsidiar a compra de máquinas e estimular a produção. “Preconceito sempre existiu, mas o que essa gente tem é ódio”, afirmou. E sugeriu que esses agricultores “consultassem a consciência” sobre se tiveram ganhos maiores durante os 13 anos de governo do PT ou agora. “Eu não tenho tempo para ter ódio, porque a pessoa fica com azia.”

No IFF, outro ato composto por homens seguidores do deputado Jair Bolsonaro aguardava a comitiva. A reportagem tentou fazer entrevistas para saber o que pensavam, mas se recusaram a falar. Questionados sobre gestos de agressividade inclusive contra colegas, um deles disse: “Apoia o PT, tem de ser xingado mesmo”. Os outros concordaram. A reportagem insistiu querendo saber o que queriam fazer ali, e: “Nada. Estamos aqui pra xingar mesmo esses vagabundos”. E por que acham que são vagabundos? “Têm cara, olha esses bêbados, esses barrigas d’água.”

Acesse o vídeo:

Depois de muitas tentativas, o estudante Jadriel Fountoura, de 20 anos, concordou em falar. Filho de agricultores em Paraíso do Sul, se diz preocupado com a situação e diz que é preciso mudar, “não dá pra ficar só PT”. Apesar da insatisfação, afirma fazer três cursos no IFF – Técnico em Agricultura, em Zootecnia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Está há três anos no instituto e calcula que vai ficar mais quatro: “Eu amo a escola, a estrutura é boa, os professores são excelentes”, avalia o aluno, com fala singela e lamentando ter sido “agredido” e “impedido de ter acesso às refeições” no dia de hoje.

Encerrada a gravação, Jadriel se juntou ao grupo de ruralistas que fazia um protesto agressivo, com objetivo de impedir a passagem da caravana. Uma vez posicionado em seu habitat, despiu-se do tom singelo da entrevista e ergueu o dedo médio para a reportagem. (Instituto Lula, acesso em 22mar2018)

Victor Hugo, autor célebre de "Os Miseráveis", produziu um personagem que odeia seu bem-feitor, pois para ele o que interessa é a lei. Javert é um homem cego pela lei e pela ordem, sendo implacável com Jean Valjean, que foi condenado à prisão por roubar pão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA ver um comentário aí!