segunda-feira, 19 de março de 2012

OS HOMÔNIMOS no futebol brasileiro

O POST que abrirá a semana do blog rbrito envolverá 63 clubes dos mais diversos Campeonatos Estaduais. Vamos falar dos clubes homônimos da primeira divisão. Todos estes clubes estão separados em 22 "divisões". O recordista de nomes copiados é o Atlético, com oito aparições.

Atlético-MG e Atlético-PR, campeões do Brasileirão, são os mais conhecidos. O Atlético-GO também está famoso e fez uma ótima temporada na Série A 2011. Mas há outro clubes em atividade com a mesma denominação. O Atlético Acreano, por exemplo, está invicto em seu Estadual e soma quatro pontos.

Outro bem posicionado é o Atlético de Alagoinhas. O time está a dois pontos do G4 no Campeonato Baiano. Há ainda o Atlético Ceilandense no Distrito Federal, o Atlético Ibirama em Santa Catarina e o Atlético Campoverdense do Mato Grosso. Se a denominação dos Atléticos não há diferenças, outros clubes apresentam pequenas "anomalias".

Diferenças na igualdade!
O Guarani, segundo colocado nesta lista de homônimos - com cinco aparições -, é representado por clubes com "i" e clubes com "y". No Ceará, por exemplo, há os dois exemplos. O mais tradicional é o Guarani, da cidade de Campinas - interior de São Paulo. O Bugrão é o único clube do interior a ostentar um título brasileiro, conquistado em 1978.

Os rivais Corinthians e Palmeiras são outros clubes que sofrem alterações em alguns Estados. No Rio Grande do Norte, o Corintíans não tem "h" e ainda se escreve com acento no "i". No mesmo Estado, o Palmeira de Goianinha não tem o "s" no final. Outro que sofre com alterações é o Vila Nova. Em Goiás, o Vila tem apenas um "l", mas em Minas Gerais, o Villa Nova duplica a letra "l".

Tradição!
Seguindo a lista de nomes mais comuns nos Estaduais, Corinthians, Botafogo e América aparecem na terceira posição. No ano que vem, porém, o Corinthians deve descer um degrau. Sua parceria com o Corinthians Paranaense chegou ao fim e o time do J. Malucelli mudará de nome pela enésima vez.

Há outros clubes tradicionais que foram homenageados e estão nesta lista. São os casos de Vitória, Santa Cruz, Sport, Flamengo, Fluminense, Bahia, Cruzeiro e por ai vai. Mas temos outros exemplos menos comuns.

O Águia de Marabá atua no Campeonato Paraense e ficou conhecido com seu acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Mas no Mato Grosso do Sul também tem um Águia, o Águia Negra. O Ypiranga tem representantes em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Já o Operário aparece no Amazonas e no Paraná. Temos ainda Nacional, Rio Branco, São Raimundo, São José e Comercial.

Participe do blog rbrito! Sugira posts! Opine aqui ou através do www.twitter.com/rbrito1984

Confira os clubes com nomes iguais na elite dos Estaduais 2012:

Atlético-AC
Atlético-BA
Atlético-DF
Atlético-SC
Atlético-GO
Atlético-MT
Atlético-MG
Atlético-PR

Guarani-CE
Guarany-CE
Guarani-MG
Guarany-SE
Guarani-SP

Corinthians-AL
Corinthians-PR
Corintians-RN
Corinthians-SP

Botafogo-DF
Botafogo-RJ
Botafogo-PB
Botafogo-SP

América-MG
América de Teófilo-MG
América-PE
América-PE

Nacional-AM
Nacional-MG
Nacional-PB

Vitória-BA
Vitória da Conquista-BA
Vitória-ES

Santa Cruz-RS
Santa Cruz-PE
Santa Cruz-RN

Palmeiras-MT
Palmeira-RN
Palmeiras-SP

Sport-AL
Sport-PE

Rio Branco-AC
Rio Branco-PR

São Raimundo-AM
São Raimundo-PA

Operário-AM
Operário-PR

Bahia-BA
Bahia de Feira-BA

Fluminense-BA
Fluminense-RJ

Flamengo-RJ
Flamengo-PB

Cruzeiro-RS
Cruzeiro-MG

Ypiranga-RS
Ypiranga-PE

São José-RS
São José-MA

Vila Nova-GO
Villa Nova-MG

Comercial-SP
Comercial-MS

Águia-PA
Águia-MS 

(blog R. Brito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA ver um comentário aí!