sexta-feira, 18 de novembro de 2011

LUÍS Pereira, o Luís Chevrolet palmeirense também foi do Corinthians


Luís Pereira com a amarelinha
A SÉRIE "Craques Inesquecíveis" do Blog Salgueiro FC chega à zaga central. E peço perdão aos palmeirenses, mas tenho que lembrar aqui que Luís Pereira, o "Chevrolet", jogou também no Timão. Sua passagem foi relâmpago pelo Alvinegro, em 1986, porém inesquecível. Na visão de um apaixonado por futebol, creio que o zagueiro foi um dos mais regulares a atuar na história da zaga corintiana. Foi pouco tempo, porém Luisão manteve o ótimo nível de atuação, sempre de grande qualidade. 

Naquele ano, durante a disputa do nacional, Luís Pereira formou a zaga com Jatobá, de triste lembrança para os alvinegros. E mesmo assim mostrou um bom futebol, dando equilíbrio ao setor defensivo alvinegro. Além dele e de Jatobá, completavam o setor: Edson Boaro e Jacenir... 

As partidas daquele nacional me marcaram, pois era interessante ver um ídolo palmeirense como Luís Pereira jogando justamente no seu maior rival, o Timão. Tudo bem, foi no final da carreira, quando o zagueiro já estava com 37 anos, mas mesmo assim foi muito legal, sobretudo por retratar uma fase em que a rivalidade ainda era sadia no futebol brasileiro e não dava espaço a esse ódio que toma conta das torcidas. 

Vale lembrar que Luís Pereira jogou até os 45 anos, num feito histórico no futebol profissional. Boa gente dentro e fora de campo, Luís Pereira ficou marcado como um dos melhores zagueiros que vi jogar. Para ele, os famosos carrinhos eram usados para desarmar e não "quebrar" os rivais. Quando Luisão "ralava" o bumbum no chão, era a certeza de um desarme perfeito. Por isso, ele ficou marcado para mim. E para azar dos
alviverdes, o "Chevrolet" ficou também entrou para a história por vestir a camisa 3 do time de Parque São Jorge, num momento histórico e de muita alegria aos corintianos e de muito revolta aos palestrinos mais fanáticos. 

Em tempo: lamento não ter encontrado nenhuma foto disponível de Luisão com a camisa alvinegra. Porém, a história não me desmente. Ele jogou, sim, pelo Corinthians.

Quem é ele?
Luís Edmundo Pereira
Posição: Zagueiro
Nascimento: 21jun.1949
Copa: 1974
Jogos pela seleção: 36
Clubes: São Bento-SP, Palmeiras, Flamengo, Portuguesa, Atlético de Madrid-ESP, Central de Cotia-SP, Corinthians, Santo André, São Caetano e São Bernardo.

Títulos: Campeão paulista em 1972 e 1974, do Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1969 e brasileiro em 1972 e 1973 pelo Palmeiras; e espanhol em 1977, pelo Atlético de Madrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA ver um comentário aí!