quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TORCIDAS: nova pesquisa do Ibope

O IBOPE divulgou nesta 3ª feira uma nova pesquisa sobre torcidas e tem algumas coisas interessantes. 

Na pesquisa de 2010, o Flamengo tinha 17,2% dos torcedores e o Corinthians, 13,4%. Agora, segundo o IBOPE estão empatados em 13 %. 

A pesquisa relata que esses números são de um universo de 100 milhões de pessoas e foi feita nas 12 maiores regiões metropolitanas do Brasil, justamente naquelas onde existe a maior concetração de torcedores. 

Depois da dupla Corinthians- Flamengo, o 3º lugar é do São Paulo com 8%, depois o Palmeiras com 6% e o Cruzeiro com 4%. Há portanto grandes alterações em relação ao ano passado. As mulheres representam a maioria dos torcedores do Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Sport, Náutico e Vitória. 

Vou estudar a pesquisa por inteiro, com detalhes, para opinar com mais consistência. 

Qualquer reclamação, por gentileza, dirijam-se ao IBOPE e não a mim, que não tenho nada a ver com isso.

EU não acredito nisso. Sei que a torcida corinthiana vem crescendo nestes últimos anos, porém a do Flamengo ainda é maior. E tem mais: nesses números aí de cima as duas torcidas diminuem, principalmente a do Flamengo (talvez seja porque os nordestinos tenham acordado e passado a torcer pelos times de seu estado ou região). Mas ainda assim a torcida flamenguista é maior, e, quando muito, tenha reduzido um ponto.  Creio que precisaria ainda de uns dez anos, a continuar nesse ritmo e também com o alvi-negro paulistano ganhando títulos, para que a nação corinthiana venha a ultrapassar à rubro-negra. É a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA ver um comentário aí!