segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O PRIMEIRO grande favorito

Gerson Nogueira

 

A SETE rodadas do fim, o Brasileiro da Série A começa a afunilar e esboça talvez pela primeira vez um time realmente com pinta de campeão. Sim, o favorito é o Vasco, que pratica neste momento o futebol mais competitivo entre as demais equipes com chances de chegar. Contra o Bahia, ontem, essa condição se evidenciou de maneira insofismável. 

O Vasco de Diego Souza, Dedé e Felipe impressiona, acima de tudo, pela concentração no jogo, a entrega absoluta ao objetivo maior e a busca incessante pela posse da bola. O Bahia até tentou aplicar um sufoco inicial, mas foi logo convencido a se plantar cautelosamente atrás a fim de resistir ao forte ataque vascaíno. 

Depois do golaço de Felipe, o jogo ficou inteiramente favorável ao Vasco. No aspecto emocional era visível a falta de confiança dos baianos. Do outro lado, resplandecia a força coletiva dos cruzmaltinos. A marcação se manteve implacável durante quase toda a partida, afrouxando um pouco apenas nos 20 minutos finais.
Foi justamente nesse momento que, diante da pressão desesperada do Bahia pelo empate, apareceu outra virtude vascaína: o excelente condicionamento físico, que permite arranques de Diego Souza a partir de seu próprio campo. Foi em jogada de velocidade que nasceu o segundo gol, do próprio Souza, quando a defesa baiana já se arrastava em campo. 

Acima de tudo, o Vasco demonstra gana de campeão. Vencedor da Copa do Brasil, o time não se acomodou e aproveitou-se da instabilidade dos demais adversários para se intrometer na briga pelo título. A perda do técnico Ricardo Gomes, acometido de AVC, injetou o combustível extra para impulsionar a campanha. 

Caso preserve essa determinação, combinada com a maturidade emocional de seus jogadores, será difícil parar o Vasco. A sequência de jogos prevê duas duras batalhas domésticas, contra Botafogo e Flamengo, mas a curva do Almirante é ascendente, ao contrário do que demonstram seus rivais. (blog do Gerson Nogueira, Belém, Brasil)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANDA ver um comentário aí!